I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão

Anais do I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Senac PE
Tema: A Pesquisa Como Eixo Norteador Para o Novo Cenário de Pernambuco
Recife, Pernambuco.
27 e 28 de novembro de 2007.
Organizador: Marcos Alexandre de Melo Barros
Realização: Faculdade Senac Pernambuco

Apresentação

    A Faculdade Senac Pernambuco credenciada pela Portaria Ministerial MEC nº 1.096, de 29 de maio de 2006, publicado no Diário Oficial da União de 30/05/2006, com unidades na Avenida Visconde de Suassuna, nº 500 Santo Amaro Recife e na Av. Visconde de Albuquerque, n° 280, Madalena, Recife, PE tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região onde está inserida, a partir da oferta do ensino superior, na perspectiva de formar profissionais capazes de atuar e intervir nos destinos da sociedade. O ensino superior da Faculdade Senac tem o propósito de aproximar o conceito e a prática na educação profissional ao cenário socioeconômico e político da região, resultante das transformações processadas na contemporaneidade.

    Em 2007.2 a Faculdade está funcionando com os seguintes cursos superiores: Bacharelado em Administração/ Comércio Exterior, Tecnológico em Eventos, Tecnológico em Design de Moda e Tecnológico em Gastronomia. Atualmente, estamos com o MBA em Empreendedorismo em Gestão de Negócios em funcionamento. Além disso, estão sendo promovidos vários cursos de Extensão, atividades de Pesquisa e Monitoria.

    O I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Senac foi promovido pela Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Senac, nos dias 27 e 28 de novembro de 2007, tendo como objetivo o estabelecimento de um modelo de práticas de pesquisa científica a ser desenvolvido em nossa instituição, integrando a comunidade acadêmica e valorizando os resultados obtidos a fim de incentivar o crescimento das atividades numa perspectiva holística.

    Nesse evento, não só os alunos apresentaram trabalhos, mas os professores também estiveram divulgando seus projetos, permitindo aos alunos um contato maior com as linhas de pesquisa da Instituição. Também se observou uma sinergia absoluta entre os atores envolvidos, possibilitando à comunidade acadêmica como um todo unir forças num único sentido, o da construção da identidade científica da Faculdade Senac.

    Esses Anais objetivam registrar os resultados obtidos pela Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa e Extensãa na execução do I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, como prova definitiva do comprometimento da Faculdade Senac Pernambuco com o seu processo de construção político-pedagógico.

    Recife, 28 de novembro de 2008

    Marcos Alexandre de Melo Barros
    Organizador dos Anais