II Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão

Anais do II Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Senac PE
Tema: TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: desafios para o ensino superior
Recife, Pernambuco.
07 e 08 de novembro de 2008
Organizador: Marcos Alexandre de Melo Barros
Realização: Faculdade Senac Pernambuco

Apresentação

    A Faculdade Senac Pernambuco credenciada pela Portaria Ministerial MEC nº 1.096, de 29 de maio de 2006, publicado no Diário Oficial da União de 30/05/2006, com unidades na Avenida Visconde de Suassuna, nº 500 Santo Amaro Recife e na Av. Visconde de Albuquerque, n° 280, Madalena, Recife, PE tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região onde está inserida, a partir da oferta do ensino superior, na perspectiva de formar profissionais capazes de atuar e intervir nos destinos da sociedade. O ensino superior da Faculdade Senac tem o propósito de aproximar o conceito e a prática na educação profissional ao cenário socioeconômico e político da região, resultante das transformações processadas na contemporaneidade.

    Afinada com essa missão, o projeto pedagógico tem como finalidade precípua uma formação profissional que transcenda a preparação para postos de trabalho e incorpore conceitos e valores capazes de ampliar a compreensão sobre os fundamentos e processos do mundo do trabalho, como da sociedade de forma geral.

    O II Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Senac foi realizado nos dias 07 e 08 de novembro de 2008 nas dependências da Faculdade Senac. O objetivo do evento é promover a divulgação dos resultados de ensino, pesquisa, monitoria e extensão desenvolvidas por alunos e professores Instituições de Ensino e demais instituições de pesquisa do país, além de promover o intercâmbio entre estudantes das mais diversas áreas do conhecimento. O evento teve como núcleo das discussões o tema tecnologia e sustentabilidade: desafios para o ensino superior. O evento contou com uma conferência proferida pelos professores Betânia Maciel e Marcelo Sabbatini, doutores em comunicação social e em teoria e história da educação, respectivamente.

    Foi promovida uma mesa redonda intitulada Pesquisa como Diferencial Operacional, tendo como debatedores Aldenora Medeiros, Leonardo Pontual e Fátima Costa. O encerramento foi agraciado com a conferência “Parâmetros da Educação Social”, proferida por Ricardo Souza, idealizador da ONG Pernambuco. Org e Artur da Cunha, representante do KAAD na América Latina (Bolsas de Mestrado e Doutorado na Alemanha).

    Os Anais do II Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão apresentam os artigos que foram aprovados pelos Pareceristas, a Programação Geral, a Chamada de Trabalho, o Modelo de Artigo, o Modelo do Painel e os integrantes da Comissão de Organização e Científica.

    Recife, 08 de novembro de 2008

    Marcos Alexandre de Melo Barros
    Organizador dos Anais