V Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Senac PE

V Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Senac PE
Tema: Inovação Tecnológica e Sustentabilidade: desafios possíveis?
Recife, Pernambuco.
26 e 27 de outubro de 2011
Realização: Faculdade Senac Pernambuco
Inscrições: Secretaria da Faculdade Senac Pernambuco

Apresentação

A Faculdade Senac Pernambuco credenciada pela Portaria Ministerial MEC nº 1.096, de 29 de maio de 2006, publicado no Diário Oficial da União de 30/05/2006, com unidades na Avenida Visconde de Suassuna, nº 500 Santo Amaro Recife PE tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região onde está inserida, a partir da oferta do ensino superior, na perspectiva de formar profissionais capazes de atuar e intervir nos destinos da sociedade. O ensino superior da Faculdade Senac tem o propósito de aproximar o conceito e a prática na educação profissional ao cenário socioeconômico e político da região, resultante das transformações processadas na contemporaneidade.

Afinada com essa missão, o projeto pedagógico tem como finalidade precípua uma formação profissional que transcenda a preparação para postos de trabalho e incorpore conceitos e valores capazes de ampliar a compreensão sobre os fundamentos e processos do mundo do trabalho, como da sociedade de forma geral.

A Faculdade está funcionando com os seguintes cursos superiores: Bacharelado em Administração/ Comércio Exterior, Tecnológico em Eventos, Tecnológico em Design de Moda e Tecnológico em Gastronomia. Atualmente, estamos com a especialização em Gestão de Negócios, Produção e Gerenciamento de Eventos, Produção de Moda e Styling, Gestão de Gastronomia e Docência no Ensino Superior. Além disso, estão sendo promovidos vários cursos de Extensão, atividades de Pesquisa e Monitoria.

Em um clima de sucessivas construções acadêmicas, posturas pedagógicas centradas na ação de estímulo ao descobrimento e à pesquisa e motivados pelo desafio de sensibilizar os universitários ainda escravizados pelo senso comum, nasceu o desejo de um grupo de educadores engajados na missão e na prática proclamada por Pedro Demo (1999) de "Educar pela Pesquisa" de organizar esse evento.

Em conseqüência desta prática, o V Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Senac está sendo promovido pelo corpo diretivo, pelas coordenações dos cursos superiores e de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. O evento tem como objetivo geral inserir o debate científico-pedagógico entre alunos e professores da Faculdade Senac PE e demais Instituições de Ensino. Como específicos, valorizar e destacar as atividades desenvolvidas pelos alunos e professores das instituições nas mais diversas áreas, divulgar, acompanhar e avaliar trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, planos de negócios e atividades inovadoras das Instituições e promover o intercâmbio de informações entre as várias Instituições de ensino.

Recife, 28 de julho de 2010.

Marcos Alexandre de Melo Barros
Coordenador do Evento